PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Fundação D. João VI participará da 17ª Semana Nacional de Museus

Foto: Divulgação

Fundação D. João VI participará da 17ª Semana Nacional de Museus


Durante evento, entidade apresentará o novo Projeto CCC

A Fundação Dom João VI participará da 17ª edição da Semana Nacional de Museus, que terá como tema ‘Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’. O evento acontecerá no dia 16 de maio, data do aniversário de Nova Friburgo, às 16h, no Arquivo Nacional, na Praça da República, 173, centro do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, será apresentado o Projeto Conecte-se, Colabore, Compartilhe (Projeto CCC), lançado em abril pela Fundação D. João VI e que tem como objetivo levar o arquivo Pró-Memória para dentro das salas de aula, estimulando alunos e professores no aprendizado da história regional de Nova Friburgo e das regiões vizinhas.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Digital do Arquivo Pró Memória/ Fundação D. João VI, Nelson Bohrer, o projeto é resultado de um trabalho de digitalização que já dura uma década. “O Pró-Memória Digital reúne vasto acervo de interesse público possível de ser visto através do site da instituição. Classificado entre os 10 maiores acervos digitais do Brasil, ele pode ser levado para dentro das salas de aula, ao encontro de alunos e professores de uma forma bastante singular”, disse.

Bohrer explicou ainda que, desde o final de 2017, a Fundação D. João VI de Nova Friburgo tem como parceiro o Google. Através do Programa Google for Nonprofits, a entidade possui o direito de explorar amplamente sua plataforma de tecnologia, de forma gratuita. “Talvez seja a única instituição pública no Brasil a se beneficiar desse programa. Isso nos motiva a estar presente junto ao Arquivo Nacional, falar da nossa experiência, das nossas conquistas e do futuro”, concluiu.

Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes entre outras. O principal objetivo da Semana Nacional de Museus é divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de promover um maior envolvimento entre as instituições e a comunidade.

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade