PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Inscrições para 8º Festival Internacional de Cinema estão abertas

Inscrições para 8º Festival Internacional de Cinema estão abertas


Evento será realizado em Nova Friburgo entre os dias 13 a 17 de novembro

O 8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Fricine 2019 está com as inscrições abertas. O evento será realizado em Nova Friburgo entre os dias 13 a 17 de novembro. O festival tem como mote produções que enfoquem questões socioambientais, abordando problemas e soluções, utilizando o humor, em suas diversas formas – seja por meio de comédia, fábula, paródia, ou sátira, com perspectiva de sustentabilidade ambiental, econômica e social. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na internet até o dia 14 de julho pelo site do Fricine: www.fricine.com.br.

De acordo com um dos organizadores do festival, Pedro Cavalcanti, nesta edição, o festival surpreenderá: "O tema de destaque será o humor, em suas mais diversas formas, por sua extraordinária capacidade crítica de nos desarmar de medos e preconceitos em busca de um mundo mais amoroso, saudável e justo para todos”, explica. 

Ainda segundo a produção do evento, os filmes devem se concentrar em um ou mais temas relacionados a: mudanças climáticas e aquecimento global, escassez de água, desmatamento, ou desertificação. Serão premiadas obras audiovisuais nas categorias internacional, regional (abrangendo a Região Serrana fluminense) e web mini series voltadas para produções brasileiras. 

Sobre o festival

O festival, criado em 2006 por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, é pioneiro em seu gênero no estado do Rio de Janeiro e vem contribuindo para a educação, cultura e conscientização socioambiental em Nova Friburgo, assim como para a produção e a difusão audiovisual na região.

“O festival começou como Muri Cine Vídeo Ambiental, divulgando vídeos, ideias e ações que mostram o quanto as questões socioambientais estão intimamente ligadas às nossas vidas, e como elas são indissociáveis do nosso dia a dia. Então, optamos por seguir na contramão de interesses prioritariamente comerciais, e o maior prêmio do FriCine é franquear ao grande público o acesso ao debate sobre os principais problemas que o ser humano e seu ecossistema enfrentam na atualidade”, afirma Pedro.

Em suas sete edições, o FriCine exibiu mais de 430 filmes, promoveu 24 palestras e debates, 16 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; além de apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza. Segundo o site do festival, os eventos contaram com expressiva participação da população e repercutiram na mídia num universo de cerca de 4,5 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade