PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
UNACOOP lança 1ª Feira da Agricultura Familiar Agroecológica e Orgânica da CEASA

Foto: Reprodução Facebook

UNACOOP lança 1ª Feira da Agricultura Familiar Agroecológica e Orgânica da CEASA


Produtores friburguenses participarão do evento

A União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP) vai realizar, nesta sexta-feira (12), a partir das 7h, o Lançamento da Feira da Agricultura Familiar do Pavilhão 30, na Ceasa – Rio, bairro Irajá. A feira é resultado de parceria com a da Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento (ASPLANDE) e apoio da CEASA-Rio. O evento vai contar com produtos da agricultura familiar e pesca, gastronomia gourmet, cerveja artesanal, curso de artesanato promovido pela ASPLANDE e ainda produtos da Economia Solidária quilombola e indígena, ao som de muita música ao vivo. Diversos produtores friburguenses participarão do evento.

A ação visa divulgar os produtos da agricultura familiar existentes no estado do Rio de Janeiro. A UNACOOP conta, atualmente, com produtores de 92 municípios fluminenses, sendo a maioria com suas agroindústrias e hortifrutis orgânicos já legalizados. Dois parceiros importantes para atingir esses números são Associação de Agricultores Biológicos do Estado Rio Janeiro (ABIO), que é a certificadora do estado do Rio, e a Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU).

A gerente geral da UNACOOP, Margarete Teixeira, explica que a CEASA-Rio é o segundo maior mercado do país e, apesar das dificuldades, continua sendo o ponto principal do estado do Rio para o escoamento da produção da agricultura familiar agroecológica e orgânica. “E como o Pavilhão 30, administrado por nossa entidade, está alojado nesta Central de Abastecimento; nós queremos que ele continue cumprindo mais esse objetivo, como tem acontecido ao longo dos seus 30 anos, que é o de fortalecer a comercialização do pequeno produtor rural e, agora também, da agricultura familiar e das comunidades tradicionais”.

Margarete disse ainda que a feira vai possibilitar ao produtor comercializar, diretamente, com o consumidor; o que é muito importante para os agricultores, por ser um dinheiro recebido na hora, sem burocracia. "Pretendemos ainda constituir, através da feira, a formação de parâmetro de preços em um centro de referência para que os órgãos públicos possam aplica-los em políticas públicas como o PAA e o PNAE, do estado do Rio de Janeiro”.

 

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade