PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Banner Publicidade
Carreta contra hanseníase estacionará em Friburgo na próxima semana

Divulgação

Carreta contra hanseníase estacionará em Friburgo na próxima semana


Atendimentos acontecerão no pátio da UPA, em Conselheiro Paulino

O município de Nova Friburgo receberá o Projeto Roda-Hans, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, nos próximos dias 09, 10 e 11 de setembro. A iniciativa consiste em uma carreta com consultórios e laboratório para conscientizar a população sobre a hanseníase e combater o preconceito associado à doença.

No dia 09, uma equipe realizará um treinamento teórico e prático com profissionais de saúde da região (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontólogos), visando capacitá-los no diagnóstico precoce e tratamento.

A carreta, que ficará estacionada no pátio da UPA – em Conselheiro Paulino, será aberta ao público nos dias 10 e 11 de setembro, das 9h às 17h, oferecendo esclarecimentos sobre a doença e realizando teste de hanseníase, com foco principal no atendimento aos pacientes que já tiveram a doença nos últimos cinco anos.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

Porém, é importante destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em unidades básicas de saúde e em referências, com medicamentos seguros e eficazes. O tratamento da hanseníase é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação.

Fonte: PMNF

PUBLICIDADE

Publicidade

PUBLICIDADE

Publicidade