NOTÍCIAS

16/12/2014 11h 49min

Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense é lançado em Nova Friburgo

O trabalho -que levou um ano e meio para ser desenvolvido - identifica 142 instituições custodiadoras de arquivos

Nova Friburgo sediou no último dia 13 de dezembro, no Teatro Irmã Sania Cosmelli - Colégio Nossa Senhora das Dores - a cerimônia de lançamento da obra "Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense".
 
O evento reuniu pessoas do meio e demais interessados em saber mais sobre o guia, que teve a coordenação da pesquisa e redação da professora Dra. Maria Ana Quaglino, historiadora da Fundação D.João VI, e da biblioteconomista Alcíria Araújo. O trabalho -que levou um ano e meio para ser desenvolvido - identifica 142 instituições custodiadoras de arquivos e inventaria 7 mil metros lineares de acervos documentais, segundo metodologia própria desenvolvida pela equipe de pesquisa, a partir de métodos empregados pela arquivística moderna. 
 
Com a construção de um mapa das instituições que possuem documentação de interesse público, o levantamento tem como uma das propostas servir de base para futuras políticas de gestão documental do Estado do Rio de Janeiro e municipalidades abrangidas, além, claro, de se tornar veículo de informação para pesquisadores.
 
O referido guia contempla 13 municípios que compreendem a região Centro-Norte Fluminense: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes ? identificando, descrevendo e registrando os respectivos arquivos históricos.
 
Um trabalho relevante para a memória e identidade das localidades da Região Centro-Norte Fluminense, com destaque para as características específicas de cada uma delas, e ainda, que pretende funcionar como base para novos projetos na área.
 
Com o objetivo não apenas de informar os pesquisadores em geral sobre o conteúdo dos acervos, mas de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas no campo da gestão documental, a proposta é efetivamente contribuir para a preservação da memória das comunidades da região Centro-Norte Fluminense.
 
Este grande projeto foi patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Fundação Dom João VI, e assessoria técnica do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).
 
O Guia impresso ficará disponível para consulta no Pró-Memória de Nova Friburgo e, posteriormente, as versões digitais estarão acessíveis na internet através do portal de pesquisa da Fundação D. João VI de Nova Friburgo e no portal do Inepac. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22-2522-3932.

SEGUNDA-FEIRA - 19 AGO 00:00

Mais detalhes

00°

00°

00°

Estação - Alto das Braunes

  • INTENSIDADE

    0 mm/h

  • HOJE

    0.0 mm

  • ONTEM

    0.0 mm

  • MENSAL

    0.0 mm

  • ANUAL

    0.0 mm

  • 000.0 mmHg

UMIDADE 00%

00%

00%

Ops! Perdemos a conexão com nossa estação.
Em breve tudo estará normalizado.

Nova Friburgo Agora no seu site. Clique aqui.

NOVA FRIBURGO AGORA! - 2019 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Tambora Filmes

DESENVOLVIDO POR:

topo